Quantas Raças de Gado Você Consegue Identificar?

Por: Jacqueline Samaroo
Imagem: Peter Olsen Photography/Moment/Getty Images

Sobre esse quiz

Está na hora de fazer o seu muuuuuu! Aconchegue-se a essas raças famosas ​​de gado enquanto descobre alguns fatos impressionantes sobre cada uma delas.

É verdadeiramente surpreendente saber que a grande variedade de raças de gado encontradas em todo o mundo hoje podem ser rastreadas até um único pequeno rebanho domesticado 10.500 anos atrás na região que é agora a Turquia. A criação seletiva e a adaptação dos rebanhos ao seu ambiente específico deram origem a muitas raças de gado de aparência distinta, totalizando cerca de 1,5 bilhão de cabeças de gado, em todo o mundo.

Criadores de gado em todo o mundo refinaram raças diferentes para a produção de leite ou carne bovina, bem como para sua força como animais de tração. Um olho treinado provavelmente será capaz de diferenciá-las, mas você acha que poderia nomear a raça específica de cada um? Comece a melhorar seu conhecimento sobre o gado com esse quiz!

Existem algumas raças fáceis de reconhecer graças à coloração da pelagem, ao tamanho dos chifres ou às pronunciadas dobras de nuca e pescoço. Aquela raça do sul dos EUA com seus chifres expansivos vem à mente e, também, aquelas duas raças europeias com uma faixa branca ao meio da face. Você consegue descobrir? Melhor agarrar-se a esse teste e ver se você está certo!

Os entusiastas do gado provavelmente vão fazer carne picada desse quiz, mas e você? Pegue o touro pelos chifres e vamos descobrir!

O gado Aberdeen Angus é comumente referido em todo o mundo simplesmente como Angus. A raça foi desenvolvida em algum momento no início do século 19 na Escócia e, embora o Angus seja na maioria das vezes preto, alguns são de cor vermelha. A raça Angus é naturalmente mocha, ou seja, não possui chifres.

Os ancestrais do Texas Longhorn foram importados para o Novo Mundo pelos primeiros exploradores europeus. O animal adaptou-se ao novo ambiente e, através de um processo de seleção natural, desenvolveu sua aparência característica. Os chifres de um Texas Longhorn podem crescer até mais de 2,5 metros de ponta a ponta.

O gado leiteiro de Guernsey foi desenvolvido no século XIX na ilha de Guernsey, no Canal da Mancha, perto da costa francesa. Eles são produtores de leite de alto volume em relação à quantidade de ração que consomem e seu leite também é bem conhecido por sua qualidade superior.

Beefalos foram desenvolvidos nos Estados Unidos na década de 1970, especificamente para o seu teor de carne bovina. A raça é uma mistura de três oitavos bisão americano e cinco oitavos de gado doméstico.

A raça Highland recebe o nome das Terras Altas da Escócia, onde foi desenvolvida. A raça, que possui pelagem espessa e dupla, pode ser distinguida pela sua pelagem exterior longa e ondulada e a cabeça grande com uma franja que quase cobre os olhos.

A Flórida Cracker também é conhecida como a Cracker Cow e como o Florida Scrub. Como o Texas Longhorn e o Corriente, a raça está relacionada ao gado original trazido para o Novo Mundo por colonos europeus. O termo Cracker em seu nome foi originalmente usado para os habitantes pré-coloniais da Flórida, entre os quais a raça se desenvolveu.

Acredita-se que o gado Jersey tenha se originado na França, mas isso não é uma certeza. A raça é bem conhecida pela qualidade do leite que produz, sua pequena estrutura e sua característica cor marrom claro. Há, no entanto, alguns bois Jersey com uma pelagem quase cinzenta e alguns Jerseys, conhecidos como Mulberry, cujo pelo é negros sem brilho.

Também conhecida como Canadian Speckle Park, essa raça é naturalmente mocha (sem chifre) e caracterizada por suas marcações muito distintas. É elogiado pelo alto fluxo de leite, bem como por ter muita carne macia.

Também conhecido como “A Raça do Lucro”, o Beefmaster foi desenvolvido para alto rendimento em relação a seis fatores econômicos. Estes são disposição, fertilidade, peso, conformação, resistência e produção de leite. É considerada uma raça de "duplo propósito", pois serve muito bem se são criados por seu leite ou pela carne.

O desenvolvimento da raça Brangus começou nos EUA e no Canadá na década de 1930. A raça é uma mistura de três oitavos de Brahman e cinco oitavos de Angus. É caracterizada por ser mocha (sem chifre) com um pelo preto ou vermelho sólido elegante, bem como uma corcova de tamanho moderado nos touros.

A raça Hereford é facilmente distinguida de outras raças pela localização do branco em sua pelagem vermelho escuro a vermelho-amarelo. Além de um rosto branco, o gado Hereford também tem dobras brancas no pescoço (barbela), crista e barriga. Esses animais gentis crescem muito rapidamente e produzem carne de boa qualidade.

O gado Pineywood é considerado uma raça tradicional ou herança. Como a Texas Longhorn e a Flórida Cracker, com as quais está relacionado, os Pineywoods são descendentes diretos do estoque original de gado trazido para o Novo Mundo por exploradores espanhóis. A raça está listada como "criticamente em perigo".

Exceto por sua cor, diz-se que o Angus Vermelho é idêntico em todos os outros aspectos ao Aberdeen Angus negro. Alguns criadores de gado, no entanto, consideram o Red Angus uma raça separada e superior em alguns aspectos à variedade negra.

Essa raça rara de gado tem uma pelagem branca com orelhas, pés e focinho pretos (ou às vezes vermelhos). A Branco Park existe há milênios e é frequentemente chamada de Branco Park Antigo. A raça é de tamanho médio a grande com um corpo longo e magro.

O Devon Leiteiro Americano é na verdade uma raça multiuso, independentemente do fato de que ele tem "leiteiro" em seu nome. O animal produz leite e carne de boa qualidade, mas também é procurado para uso como animais de trabalho (ou de tração).

O Pardo-Suiço é nativo das regiões montanhosas da Suíça. A raça ocupa os primeiros lugares entre os maiores produtores de leite do mundo, sendo o teor de leite considerado o melhor para fazer queijo. Os Pardo-Suiço também são considerados produtores de carne de boa qualidade.

Seus chifres largos e longos conferem à raça Watusi uma aparência marcante e imagens dessa raça antiga podem ser encontradas nas paredes de algumas das pirâmides do Egito. A coloração do revestimento de Watusi é geralmente vermelha e pode variar de pintada a sólida.

O Simbrah é uma variedade especialmente desenvolvida de gado de corte com características desejáveis das raças Simental e Brahman das quais é derivado. O Simbrah é na maioria das vezes vermelho ou preto com uma pequena quantidade de branco em seu rosto em ambos os casos.

A maior parte da raça Brahman é de cor cinzenta clara a média, mas há variações que variam do vermelho ao quase preto. É notável por sua corcunda grande e grossa que, nos últimos tempos, tornou-se muito procurada pelos conhecedores de carne bovina.

Diz-se que a raça branco britânico é descendente de uma raça antiga de gado selvagem do noroeste da Inglaterra. A raça é naturalmente mocha (sem chifre) e tem um pelo branco com pontos pretos (e menos frequentemente, vermelhos) incluindo orelhas, nariz, casco, focinho, pálpebras e peito.

O Belted Galloway recebe o nome do fato de que a raça se originou em Galloway (sudoeste da Escócia) e da banda branca distintiva em torno da seção média do animal. O restante do pelo do Belted Galloway é tipicamente preto, castanho-avermelhado ou vermelho.

Existem duas raças de gado Shorthorn: Dairy Shorthorn e Beef Shorthorn. Ambos são descendentes de uma raça Shorthorn, mas, como seus nomes sugerem, cada um foi desenvolvido de acordo com a característica particulares desejadas pelos criadores.

A raça australiana Lowline foi desenvolvida a partir de gado preto Aberdeen Angus e é conhecida por ser extremamente dócil. A raça é uma das menores entre os bovinos que não são considerados anões. O gado Australian Lowline é naturalmente mocho (sem chifre) com uma pelagem tipicamente preto sólido (ou menos frequentemente, vermelho).

Existem duas linhas de sangue separadas para a raça Bradford, ambas desenvolvidas na década de 1940 - uma nos EUA e outra na Austrália. A raça, que é uma mistura das raças Brahman e Hereford, é conhecida por sua produção de carne de boa qualidade.

A raça recebe o nome das regiões vizinhas de Anjou e Maine, no norte da França, onde se originou. Seu nome anterior era Durham-Mancelle, o nome das duas raças a partir das quais foi criada. Na França, a raça Maine-Anjou é conhecida como Rouge des Prés (Português: Prados Vermelhos).

O desenvolvimento do piemontês norte-americano começou no Canadá e nos EUA nas décadas de 1970 e 1980. A raça começou com a importação de gado piemontês de sua terra natal no Piemonte, norte da Itália. Eles têm dupla musculatura natural com relativamente menos ossos e gordura do que a maioria das outras raças.

Essa raça é conhecida pela sua produção de leite excepcionalmente alta e, de fato, está no topo da lista de vacas leiteiras em termos do volume de leite produzido. O Holstein-Frísia também é bem conhecido por sua coloração em preto-e-branco e vermelho-e-branco, embora a variedade vermelha seja menos comum.

A faixa branca distintiva do gado Belted Holandês é resultado de reprodução seletiva. Outros animais criados com o traço de um lençol (lakenvelder) branco em torno de sua parte central incluem galinhas Lakenvelder, porcos Hampshire e coelhos holandeses.

O Preto Galês foi desenvolvido no País de Gales há mais de mil anos. É predominantemente encontrado com um pelo todo preto, mas há alguns Preto Galês que nascem com uma pelagem vermelha. Além disso, um touro vermelho e uma vaca vermelha sempre produzirão um bezerro vermelho.

A Chianina (pronuncia-se ki-a-ni-na) é a maior raça de gado do mundo, com alguns touros com mais de 1,67 metros de altura. Os bezerros Chianina nascem fulvos (castanho claro), mas antes de completarem um ano de idade, o pelo muda para a característica cor de porcelana branca da raça.

Essa raça robusta de gado com chifres tem uma grande corcunda e copiosas dobras do pescoço (barbela). O zebu originou-se na Índia, onde é considerado sagrado e, como tal, não é criado como carne, mas para seu leite e para ser usado como animal de trabalho. Em outras partes do mundo, os zebu são criados também como gado de corte.

Criadores de gado na Austrália desenvolveram o Droughtmaster através de criação seletiva que incluía traços de Zebu, Brahman e Shorthorn. A raça era necessária para resistir às condições secas e duras em algumas regiões do país, que os anteriores rebanhos de raças britânicas não estavam a suportar bem.

O Santa Gertrudis é um cruzamento de três oitavos de Brahman e cinco oitavos de raças Shorthorn. Eles foram desenvolvidos para prosperar no ambiente do Texas que não é o ideal para a criação de gado. O gado Santa Gertrudis tem a distinção de ser a primeira raça bovina desenvolvida nos EUA.

A raça Charolês é conhecida por ser bem musculosa com um corpo longo, profundo e largo. Seu pelo branco é um traço genético forte que é muito frequentemente passado para os bezerros, independentemente de com quais raças eles são cruzados.

A raça Afrikaner foi desenvolvida há séculos no Cabo da Boa Esperança, na África do Sul. Acredita-se que sejam descendentes do Longhorn egípcio e do zebu de longhorn. O Afrikaner é uma raça grande com uma pelagem tipicamente vermelha, longos chifres laterais e uma pequena protuberância.

A raça Randall distintamente colorida originou em Vermont e é nomeada após o criador que a desenvolveu. Eles são considerados uma raça em extinção, mas seus números estão atualmente em ascensão. O gado Randall tem três propósitos, pois são criados para leite e carne bovina, além de funcionarem como animais de trabalho.

Originário da parte superior e central da Bélgica, o azul belga pode ser branco, preto, azul roan ou uma combinação desses. Embora bastante grande, graças à sua dupla musculatura natural, o azul belga é bem conhecido por sua disposição gentil.

A coloração predominante na raça Simental é vermelha com marcas brancas, mas isso varia em rebanhos ao redor do mundo. A coloração Simental também pode incluir uma pelagem principalmente dourada ou preta com branco encontrado em determinadas áreas do corpo.

A raça Senepol é uma mistura de gado N'Dama do país do oeste africano Senegal e da Red Poll, originária da Inglaterra. A raça é de tamanho médio, naturalmente mocha (sem chifre) e tem uma pelagem vermelha. A carne do Senepol é frequentemente descrita como sendo “deliciosamente tenra”.

A vaca Panda é facilmente reconhecida por suas marcas de pelagem, que se parecem muito com as de um urso panda gigante. Isso inclui ter um rosto branco e manchas negras à volta dos olhos, bem como um "cinto" branco ao redor de sua parte mediana.

Sobre o HowStuffWorks Play

O que sabe sobre dinossauros? O que é uma classificação de octanas? E como se usa um substantivo próprio? Felizmente para você, HowStuffWorks Play está aqui para ajudar. Nosso site premiado oferece explicações confiáveis e fáceis de entender sobre como o mundo funciona. Desde testes divertidos que trazem alegria ao seu dia até fotografias atraentes e listas fascinantes, o HowStuffWorks Play oferece algo para todos. Às vezes explicamos como as coisas funcionam, outras vezes perguntamos a você, mas estamos sempre explorando em nome da diversão! Porque aprender é divertido, então fique conosco!

Explore mais quizzes