Você Pode Dizer Se Esse Item É ou Não Comestível?

Por: Jacqueline Samaroo
Imagem: Javier Fernández Sánchez / Moment / Getty Images

Sobre esse quiz

Está com larica? Venha afiar seu apetite com esse delicioso quiz sobre coisas que você nunca soube que poderia comer, bem como algumas coisas que dariam uma verdadeira refeição "matadora"!

Plantas que normalmente não pensaríamos como alimento podem ser algumas das comidas mais surpreendentes. Eles também podem ser aqueles com mais perigos à espreita dentro deles. Por exemplo, embora os perigos da hera venenosa sejam bem conhecidos, poucas pessoas estão cientes de que tem alguns parentes muito próximos que podem ser facilmente encontrados em casas e jardins. Existem até mesmo certas partes de frutas e vegetais comestíveis que podem representar um grave risco de vida ou morte! Você sabe com quais deve ser cauteloso?

Há muitos itens ao nosso redor que, no ponto de desespero, podem na verdade ser alimento que sustenta a vida. Você só tem que saber o que procurar, pois também há itens que podem parecer comestíveis, mas estão cheios de toxinas. Sobrevivencialistas certamente conseguirão localizar alguns desses salva-vidas caso você esteja perdido no deserto. Eles também saberão quais são tão mortais que você deve evitá-los como a peste!

Acha que pode confiar nos seus instintos nesse quiz? Venha dar uma mordida - se você ousar!

O pesticida na naftalina pode ser naftalina ou outra substância conhecida como para-diclorobenzeno. Ambos são considerados possivelmente carcinogênicos (causadores de câncer) em humanos. Além disso, a ingestão de naftaleno pode levar a danos nos rins e fígado.

O urushiol químico na hera venenosa leva a uma reação alérgica caracterizada por uma coceira intensa e erupção cutânea dolorosa. A inalação de vapores de uma planta venenosa em chamas pode causar erupções cutâneas nos pulmões. Da mesma forma, comer hera venenosa pode afetar negativamente os tecidos moles da boca e do trato digestivo.

Os escorpiões são venenosos e podem ser mortais, mas são comestíveis crus e cozidos. O calor elevado pode ser usado para quebrar o veneno e torná-lo inofensivo. Se o escorpião for comido cru (às vezes vivo também), então os sacos de ferrão e veneno devem ser removidos primeiro.

Morder as folhas do seu filodendro provavelmente não vai te matar, mas pode ter alguns efeitos desagradáveis. Estes incluem uma língua inchada, dificuldade em engolir e uma sensação de queimação dentro da boca.

Apenas cinco grãos de feijão-vermelho contêm quantidades suficientes de uma toxina conhecida como fito-hemaglutinina para causar náusea e vômitos severos. O feijão branco cru (ou feijão canelone) apresenta o mesmo risco.

Dentes-de-leão são mais do que apenas comestíveis - são bastante nutritivos! As raízes da planta, caules, folhas e flores podem ser consumidas com segurança e são excelentes fontes de várias vitaminas e minerais.

Várias partes da planta de taboa são comestíveis. Estes incluem as hastes internas e as bases das folhas, bem como o pólen da cabeça da flor madura, que pode ser usado como uma farinha rica em proteínas. As cabeças de flores imaturas também podem ser cozidas para comer no estilo milho-na-espiga.

Não há problema em pular direto e curtir um prato de gafanhotos. Como as larvas, eles são uma fonte saudável de proteína, uma vez que estejam devidamente preparados - cozidos, não crus. Comer gafanhotos crus pode expor você a lombrigas parasitas que eles tendem a carregar.

As hastes das folhas de ruibarbo são comestíveis quer cozidas ou cruas e são frequentemente preparadas como guloseimas doces. As folhas, no entanto, têm níveis perigosamente altos de substâncias tóxicas que podem levar a danos nos tecidos e até mesmo insuficiência renal.

O kiwano, que também é conhecido como kino ou pepino africano, é tradicionalmente consumido em partes da África Subsaariana e ganhou recentemente alguma popularidade em outras partes do mundo. Tem a textura do maracujá e o sabor das bananas maduras. Sua casca pontiaguda também pode ser consumida como uma excelente fonte de vitamina C e fibras.

Assim como o feijão vermelho cru, o feijão-de-lima cru contém fito-hemaglutinina e pode deixá-lo doente se você comê-lo. Fervendo o feijão destrói o veneno, tornando-os seguros para comer e desfrutar!

Cicuta d'água parece muito com aipo e pastinaca e muitas vezes é confundida com eles. Está, no entanto, entre as mais venenosas das plantas e é muitas vezes referida como pastinaga venenosa. Comer cicuta d'água pode levar a náuseas, convulsões dolorosas, cólicas abdominais e até a morte.

Piolhos de madeira são frequentemente referidos como insetos, mas na verdade são crustáceos - como caranguejos, lagostas e camarões. Eles são seguros para comer uma vez que completamente cozidos para garantir que não transmitirão vermes parasitas para quem os consumir.

A folha de ouro pode ser completamente insípida e sem valor nutritivo, mas também é completamente comestível. Como o ouro é um metal não muito reativo, ele pode ser adicionado a vários tipos de alimentos e simplesmente passará direto pelo sistema quando ingerido. Outros metais comestíveis, como a prata, também podem ser adicionados aos alimentos.

Esta planta delicadamente bonita e extremamente venenosa contém glicosídeos cardíacos - substâncias que aumentam a força de bombeamento do coração, além de acelerar a frequência cardíaca. As pessoas que consomem qualquer parte da planta do lírio do vale podem sentir vômitos, tontura, diarreia e náuseas. Também pode levar à morte.

As flores azuis pequenas e tenras da planta do miosótis são perfeitamente comestíveis. Eles podem ser comidos crus por conta própria como um lanche, adicionados a saladas ou usados para enfeitar outros itens alimentícios, como cupcakes.

As minhocas podem parecer sujas e viscosas, mas são comestíveis e até mesmo consideradas uma iguaria em algumas culturas. As minhocas podem ser colhidas escavando-as ou esperando que elas apareçam depois de uma chuva. Elas devem ser cozidas antes de comer, pois há uma tendência para serem portadoras de vermes parasitas.

A planta de mamona pode fazer um belo jardim, mas é, de fato, uma das plantas mais venenosas do planeta. Apenas uma ou duas sementes que formam esta planta tem o suficiente da ricina venenosa para matar uma criança pequena. Um adulto só precisaria consumir cerca de oito delas para se revelar fatal.

Os bulbos, caules e folhas da planta do narciso contêm um veneno conhecido como lycorine, que pode causar cólicas abdominais severas, diarréia e vômitos. Apenas só por manipular narcisos quando você os corta e colocá em um vaso pode levar a você a desenvolver uma erupção cutânea. Eles também terão um efeito negativo sobre quaisquer outras flores no vaso com elas.

O cacto de pera espinhosa pode ser intimidante para olhar, mas a carne de suas folhas, caules e frutas é deliciosamente comestível. Pode ser uma experiência extremamente desagradável, no entanto, se os pequenos espinhos que cobrem a planta são ingeridos. Eles podem ser descascados com a pele ou assados sobre uma chama aberta.

Embora muitas pessoas gostem de comer grãos cozidos ou crus de milho, poucas pessoas sabem que a casca da espiga de milho também é comestível. Você pode derramar água quente sobre a casca seca e preparar uma xícara de chá calmante e antiinflamatória. Casca de milho doce é dito ser bom para o trato urinário e também é uma fonte de potássio e vitamina K.

Suas flores podem ser bonitas de se olhar, mas cada parte da planta de oleandro pode matá-lo se ingerido. De fato, o oleandro é uma das plantas mais mortíferas da Terra, com evidências de que até mesmo o mel feito pelas abelhas que visitaram as plantas de oleandro pode deixá-lo doente. As pessoas raramente recebem envenenamento por oleandro, no entanto, como seu gosto amargo é imediatamente decepcionante.

Os amores-perfeitos são popularmente usados como guarnição, mas poucas pessoas realmente se importam em comê-los. Toda a flor é comestível, incluindo as sépalas (pequenas folhas) na base da flor. Eles podem ser comidos crus (sozinhos ou em uma salada), bem como cristalizados para torná-los mais doces e acentuar seus sabores.

Embora seja seguro para você beijar debaixo do visco durante a época de Natal, é muito imprudente para você comer qualquer parte da planta. As bagas e as folhas têm a maior concentração de veneno e podem ser fatais, especialmente para crianças pequenas.

A casca de laranja pode ser usada como aromatizante para certos tipos de alimentos. É uma boa fonte de potássio, magnésio, fibras e vitamina C, e também pode ser embebida em álcool para fazer bebidas espirituosas cítricas, bem como cristalizadas ou revestidas em chocolate como um doce. A casca de laranja também pode ser usada para fazer um chá refrescante da mesma maneira que a casca de limão é usada.

Se você tiver um desejo ardente de consumir fluido de isqueiro, ignore-o! O fluido de isqueiro pode levar rapidamente a complicações respiratórias e cardíacas graves, bem como à morte. É, no entanto, um dos produtos químicos mais comumente abusados nas residências.

A camada externa grossa de casca de bordo não é particularmente palatável, mas as camadas internas são comestíveis. As tiras da casca podem ser cozidas e comidas, ou a casca moída pode ser usada para engrossar alguns alimentos da mesma maneira que a polpa de madeira é rotineiramente adicionada ao queijo em pó e à mistura de bolo.

Cascas de banana não são apenas comestíveis; elas são realmente muito nutritivas! Quer comidas sozinhas, em um smoothie, frita ou cozida, eles são boas fontes de vitaminas B6 e B12, fibras, potássio e magnésio. Apenas certifique-se de lavá-las antes de usar para remover quaisquer vestígios de pesticidas utilizados na produção da fruta.

Suas belas flores podem não sugerir o fato de que todas as partes da planta das dedaleiras são perigosamente tóxicas. Mesmo quando não é fatal, o consumo de dedaleira pode ser uma experiência muito desagradável. Grandes quantidades podem causar batimentos cardíacos irregulares, náuseas, diarreia, convulsões e alucinações.

Apesar de seu nome, todas as partes da planta botão-de-ouro são venenosas para os seres humanos e para o gado que calha de pastar nelas. Além de problemas de estômago, bolhas no interior da boca, botão-de-ouro pode causar-lhe uma erupção dolorosa se você manuseia a planta por um tempo prolongado.

As sementes de abacate são bastante duras e a maioria das pessoas simplesmente as joga fora enquanto desfrutam da carne da fruta. A semente, no entanto, é comestível, com uma sugestão comum sendo picá-la e adicioná-la em smoothies. Pode ajudar, garantir que alguns dos outros ingredientes do smoothie sejam bastante doces, já que o caroço do abacate é um pouco amargo.

O termo larva é geralmente usado para larvas de moscas, mas também se refere às larvas de besouros. Ambos são comestíveis, apesar de que comer larvas de moscas é uma prática muito mais difundida. As larvas de moscas são ricas em proteínas, mas definitivamente devem ser cozidas antes de comer para se livrar dos germes.

Todas as partes da fruta da melancia são comestíveis, não apenas a polpa doce e suculenta. As sementes são crocantes com um sabor de noz quando assadas e podem ser comidas inteiras ou transformadas em farinha. A casca pode parecer particularmente insípida, mas pode ser posta em salmoura, cozida ou frita ou adicionada em pratos como salsa e saladas.

As cascas de ovo são tipicamente consumidas como um pó finamente moído, feito de cascas que foram limpas, cozidas e assadas. O pó pode ser adicionado a todos os tipos de alimentos, incluindo smoothies e a massa usada para fazer massas e pães. Casca de ovo é rica em cálcio com o pó de um ovo de galinha fornecendo duas vezes a dose diária recomendada para o adulto médio.

Enquanto a carne do pêssego tem vários nutrientes que são bons para você, o caroço pode deixá-lo doente. Ele contém uma substância chamada amigdalina que libera cianeto tóxico no organismo de quem o come. Algumas outras frutas cujos caroços contêm amigdalina são maçã, damasco, amêndoas amargas e ameixa.

A morugem pode ser usada com segurança como ração para aves. Também é bastante seguro para os seres humanos consumi-la e algumas pessoas muitas vezes adicionam a saladas frescas, mas também pode ser servida cozida, cozida no vapor, como pesto ou um chá.

A castanha de caju está intimamente relacionada com hera venenosa e sumagre venenoso. Todos os três contêm urushiol, que pode causar uma erupção cutânea dolorosa, bolhas na boca e danos ao trato digestivo. Mesmo quando rotulados como “crus”, os cajus vendidos nas lojas já foram torrados para remover a casca que contém o urushiol e tornar os cajus seguros para consumo.

Agulhas de pinheiro, que são realmente as folhas do pinheiro adulto, são comestíveis, como casca de pinheiro e pinhões. As agulhas são ricas em vitaminas A e C e podem ser usadas para fazer um chá nutritivo.

A crista de galo e o pau-a-pique (crescimento semelhante pendendo dos lados da cabeça do pássaro) podem ser parboilizados, descascados e adicionados a uma variedade de pratos doces ou salgados. A textura é descrita como macia e carnuda, em vez da mastigação grudenta que a maioria das pessoas espera antes de prová-la.

As batatas pertencem à família das plantas de nightshade, tornando-as intimamente relacionadas com tomates, berinjelas e tabaco. Cada uma dessas plantas contém uma toxina conhecida como solanina que pode causar pesadelos, tonturas, dores de cabeça, desconforto gastrointestinal e até a morte. A solanina está presente em altas concentrações nas batatas verdes.

Sobre o HowStuffWorks Play

O que sabe sobre dinossauros? O que é uma classificação de octanas? E como se usa um substantivo próprio? Felizmente para você, HowStuffWorks Play está aqui para ajudar. Nosso site premiado oferece explicações confiáveis e fáceis de entender sobre como o mundo funciona. Desde testes divertidos que trazem alegria ao seu dia até fotografias atraentes e listas fascinantes, o HowStuffWorks Play oferece algo para todos. Às vezes explicamos como as coisas funcionam, outras vezes perguntamos a você, mas estamos sempre explorando em nome da diversão! Porque aprender é divertido, então fique conosco!

Explore mais quizzes