Você consegue nomear esses parceiros do faroeste da TV e do cinema?

Por: Khadija L.
Image: United Artists Walter Wanger Productions

Sobre esse quiz

Faroeste é um gênero de filmes centrado na segunda metade do século XIX na fronteira americana. Quando você pensa sobre filmes de faroeste, algumas das primeiras coisas que vêm à mente são caubóis, cavalos fortes, bandidos armados, muita bebida e vastas extensões de paisagens desérticas.

Enquanto todos nós amamos um bom herói, eles não seriam tão bem sucedidos sem ter os parceiros de confiança ao lado deles. Esses companheiros de sela não só fornecem o alívio cômico muito necessário, mas também são eles, na maioria dos casos, que desempenham um papel integral em derrubar o vilão.

Existem centenas de atores que têm o papel do parceiro, mas são poucos que permanecem em nossas mentes como os melhores. Alguns deles foram tão bem sucedidos que seus papéis levaram à criação de sua própria série. Algumas dessas pessoas incluem Smiley Burnette, Dub Taylor, Fuzzy St. John, Slim Pickens, Andy Clyde e Rand Brooks.

Você conhece bem alguns dos parceiros do faroeste mais populares que agraciaram tanto o cinema quanto a televisão? Se você gostaria de mostrar seu conhecimento, então este teste é definitivamente para você. Faça-o para ver quão bem você irá!

George Francis “Gabby” Hayes (1888 - 1969) foi um ator norte-americano que é mais conhecido por interpretar os papéis de companheiros rabugentos, corajosos e leais em uma série de filmes de faroeste, dos quais 40 foram num período de 7 anos. Ele também é conhecido por dizer as frases "young whippersnapper" e "dadgummit".

Clifton Avon Edwards (1895 - 1971), também conhecido como "Ukulele Ike", foi um ator e cantor americano que é bem conhecido por ser a voz de Jiminy Cricket no clássico de 1940 da Disney, Pinóquio. Ele também atuou em algumas comédias de faroeste como um personagem de apoio.

Jay Silverheels (1912 - 1980) foi um ator canadense Mohawk que é bem conhecido por interpretar o papel do fiel companheiro indiano, Tonto, do Cavaleiro Solitário na série de televisão com o mesmo nome.

Walter Clarence Taylor Jr. (1907 - 1994), mais conhecido como Dub Taylor, foi um ator americano que durante sua carreira de 50 anos estrelou inúmeros filmes de faroeste. Um de seus papéis mais populares foi o do co-herói “Cannonball”, que ele reprisou em mais de 50 filmes.

Lloyd "Slim" Andrews (1906-1992) foi um ator norte-americano que ficou conhecido por interpretar um papel secundário em vários filmes de faroeste dos anos 1940 a 1950. Algumas de suas frases conhecidas incluem “Great Gobs of Goose Grease” e “Hi Ho Josephine”.

Paul Hurst (1888 - 1953) foi um ator e diretor americano que em sua carreira no cinema é mais lembrado por ser a pessoa que foi baleada por Scarlett em "...E o Vento Levou". Ele também é conhecido por estrelar em "The Old Frontier", "Bandoleiros do Missouri" e "Aventura Perigosa".

Robert Blake (1933 -) é um ator aposentado americano que é mais conhecido por interpretar o papel recorrente de "Little Beaver", o parceiro em mais de 20 filmes de faroeste. Em 2002, ele foi preso e acusado do assassinato de sua esposa, Bonnie Lee Bakley.

Roscoe Lee Browne (1922 - 2007) foi um ator e diretor americano, cuja criatividade de seu trabalho lhe rendeu quase todos os grandes prêmios. O filme de faroeste mais famoso que ele estrelou é "Os Cowboys", onde ele desempenhou o papel de um jovem vaqueiro que vingou a morte de seu fazendeiro e amigo.

Chris-Pin Martin (1893 - 1953) foi um ator americano que é mais conhecido por sua interpretação de companheiros mexicanos na série de filmes “Cisco Kid”. Ele também apareceu em "King of the Bandits", "Consciências Mortas" e "Um Audaz Aventureiro".

William Scott "Jack" Elam (1920 - 2003) foi um ator americano que era mais conhecido por interpretar papéis de vilões em filmes do faroeste. Ao longo de sua carreira, ele fez mais de 100 aparições no cinema e na televisão. Ele também apareceu em "Satã, O Urso Cinzento" ao lado de Clint Walker.

Leo Carrillo (1880 - 1961) foi um ator americano que é mais conhecido por interpretar o papel de Pancho na série televisiva de faroeste “Cisco Kid” ao lado de Duncan Renaldo. Ele também estrelou em "Viva Villa!" e em "The Arizona Wildcat."

Lester Alvin Burnett (1911 - 1967), mais conhecido como Smiley Burnett, foi um ator americano que é mais conhecido por interpretar o papel de parceiro de atores como Gene Autry e Roy Rogers. Seu papel famoso foi no filme “As Aventuras de Rex e Rinty” como Jensen.

Buddy Ebsen (1908 - 2003) é um ator americano cuja carreira durou mais de 70 anos, o mais famoso dos quais foi o papel do patriarca da família na sitcom “A Família Buscapé.” Na década de 1950, ele estrelou uma série de faroestes incluindo Bandeirantes do Oeste .

Strother Martin (1919 - 1980) foi um ator americano conhecido por aparecer em inúmeros filmes de faroeste como apoio de atores como Paul Newman e John Wayne. Seu maior sucesso foi no filme "Rebeldia Indomável", onde ele foi ouvido dizendo "O que temos aqui é uma falha de comunicação".

Al St. John (1892 - 1963) foi um ator americano que é mais conhecido por estrelar como Fuzzy Q. Jones na série Billy the Kid e na série O Cavaleiro Solitário. No total, ele fez mais de 80 filmes de faroeste como Fuzzy, o parceiro de outros personagens.

Andy Clyde (1892 - 1967) foi um ator americano nascido na Escócia que teve uma carreira superior a 40 anos. Alguns de seus papéis mais significativos incluem o papel coadjuvante de Califórnia Carlson na série de filmes Hopalong Cassidy e como o agricultor Cully Wilson na série de TV Lassie.

Johnny Depp (1963 -) é um ator americano que é mais conhecido por seu papel como o Capitão Jack Sparrow na série Piratas do Caribe. Em 2013, ele estrelou como Tonto, um guerreiro nativo americano que acompanha John Reid em suas missões.

Walter Andrew Brennan (1894 - 1974) foi um ator americano sendo um dos três atores que ganhou três Oscars. Ele também estrelou em vários papéis secundários ao lado de atores como Humphrey Bogart, Henry Fonda, James Stewart e Gary Cooper.

Max Terhune (1891 - 1973) foi um ator americano que atuou em quase 70 filmes diferentes, a maioria dos quais eram filmes de faroeste de baixo orçamento. Ele era mais conhecido por interpretar o papel do coadjuvante cômico, Lullaby Joslin, na série de filmes "Em Pé de Guerra."

Fran Yaconellu (1898 - 1965) foi um ator italiano que é um dos parceiros mais memoráveis ​​dos filmes de faroeste. Ele é mais conhecido por retratar personagens mexicanos em filmes como O Prêmio do Amor, O Rancho das Feitiçarias e Enganando o Perigo.

Gordon Jones (1912 - 1963) foi um comediante e ator americano que tem sido frequentemente considerado um dos parceiros mais negligenciados em filmes de faroeste de baixo orçamento. Alguns dos filmes que ele estrelou incluem Belle of Old Mexico, O Cowboy do Arizona, Comoção na Fronteira e Barragem Maldita.

Frank Rice (1892 - 1936) foi um ator americano que inicialmente começou a trabalhar em filmes mudos assumindo papéis de ator coadjuvante. Ele então passou a interpretar o papel de ajudante e parceiro de Buzz Barton em muitas das séries de Buzz.

Emmett Earl Lynn (1897 - 1958), apelidado de "Pappy", foi um ator norte-americano que interpretou diversos papéis ao longo de sua carreira, em filmes como: Criminosos Sem Quartel, Pistolas Chamejantes, Alma de Aventureiro e Depoimento Acusador

Kevin Costner (1955 -) é um ator americano que é mais conhecido por estrelar filmes como Dança com Lobos e Waterworld - O Segredo das Águas. Em 2003, ele estrelou como Charley Post no filme Pacto de Justiça, um freelancer e "ajudante" de Boss Spearman, um grande pecuarista.

Tex Harding (1918 - 1981) foi um ator americano que atuou durante toda a década de 1940 interpretando vários papéis em filmes de faroeste, sendo o mais popular deles o de Tex Harding, ao lado de outros atores em mais de cinco filmes.

Maxwell Emmett "Pat" Buttram (1915 - 1994) foi um ator americano que é mais lembrado por interpretar o papel de Gene Autry em inúmeros filmes de faroeste e por interpretar o papel de Haney na série "O Fazendeiro do Asfalto".

Matt Damon (1970 -) é um ator americano que já atuou em vários filmes do cinema, ganhando quase todos os grandes prêmios do cinema. Em 2010, ele estrelou em "Bravura Indômita", como Texas Ranger LaBeouf, ao lado de Jeffrey Bridges como Rooster Cogburn na busca pelo bandido Tom Chaney.

Ken Curtis (1916 - 1991) foi um cantor e ator americano que ficou conhecido pelo papel do ajudante analfabeto e rabugento Festus Haggen na série de televisão Western, "Gunsmoke". Ele também estrelou em outra série de faroeste "Death Valley Days".

Pat Brady (1914 - 1972) foi um ator americano que é mais conhecido por estrelar como o companheiro cômico, Roy Rogers, em diferentes filmes e séries de TV do faroeste, incluindo "Cavalgada do Ouro" e "Vaqueiro Errante".

Jack Palance (1919 - 2006) foi um ator americano e indicado ao Oscar, que atuou em uma série de filmes de faroeste, um dos quais inclui "Monte Walsh" (1970), onde interpretou o papel de Chet Rollins, o amigo e trabalhador do Monte Walsh

Andrew Vabre "Andy" Devine (1905 - 1977) foi um ator americano que era mais conhecido por sua voz rouca e estridente que foi ouvida em vários filmes de faroeste. Um de seus papéis mais bem sucedidos foi o de Cookie, o parceiro de Roy Rogers em mais de 10 filmes.

Louis Burton Lindley Jr. (1919 - 1983), mais conhecido como Slim Pickens, foi um ator americano que ficou conhecido por estrelar na série de faroeste, "Banzé no Oeste". Ele também atuou em "Olhando a Morte de Frente", "A Face Oculta" e "Os Cowboys".

Marion Mitchell Morrison, (1907 - 1979), mais conhecido como John Wayne, foi um ator e cineasta americano que é mais conhecido por ganhar um Oscar por seu papel em "Bravura Indômita". Ele também é conhecido por outros papéis como cowboy em mais de 80 filmes.

Eduardo Noriega (1973 -) é um ator espanhol que já atuou em uma série de filmes, tanto em espanhol quanto em inglês. No filme "Os Implacáveis", de 2011, ele desempenhou o papel do espanhol Eduardo Apodaca, que depois de ser salvo pelo personagem principal Blackthorn, parte em uma jornada com ele.

Jackie Chan (1954 -) é um artista de artes marciais e ator americano-chinês que já atuou em mais de 150 filmes desde a década de 1960. Entre muitos de seus filmes está "Bater ou Correr", onde ele interpreta o papel de Chon Wang, que se une a um ladrão de trem para derrubar um chefe corrupto e resgatar uma princesa sequestrada.

Lochlyn Munro (1966 -) é um ator canadense que atuou em muitos filmes, incluindo "Todo Mundo em Pânico", "As Branquelas" e o filme de faroeste "A Difícil Vingança". No filme, ele interpreta Rudd Gordon, o amigo (e às vezes ajudante) do personagem principal, John Mason.

William Dennis Weaver (1924 - 2006) foi um ator americano que é mais conhecido por interpretar o papel de Chester Good (o ajudante de Marshall Matt Dillon) na série "Gunsmoke". Ele também apareceu em "Bando de Renegados" e "A Guerra das Flechas".

Raymond William Hatton (1887 - 1971) foi um ator americano que, ao longo de sua carreira, apareceu em quase 500 filmes. Um de seus papéis mais populares foi como o personagem de apoio Rusty Joslin no filme de faroeste "Em Pé de Guerra" e também na série de TV "As Aventuras do Super-Homem".

Ben "Son" Johnson, Jr. (1918 - 1996) foi um cowboy e ator de rodeio americano que atuou em vários filmes de drama e séries de televisão de faroeste, a maioria dos quais eram como parceiro. Um de seus papéis lhe rendeu um Oscar de Melhor Ator Coadjuvante.

Viggo Mortensen (1958 -) é um ator americano que é conhecido por interpretar vários papéis em filmes de faroeste. Mais conhecido por interpretar o papel de Aragorn na série de filmes "O Senhor dos Anéis", Viggo também interpretou o papel do vice Everett Hitch, cúmplice do pacificador Virgil Cole no filme "Appaloosa, uma Cidade sem Lei".

About HowStuffWorks Play

How much do you know about dinosaurs? What is an octane rating? And how do you use a proper noun? Lucky for you, HowStuffWorks Play is here to help. Our award-winning website offers reliable, easy-to-understand explanations about how the world works. From fun quizzes that bring joy to your day, to compelling photography and fascinating lists, HowStuffWorks Play offers something for everyone. Sometimes we explain how stuff works, other times, we ask you, but we’re always exploring in the name of fun! Because learning is fun, so stick with us!

Explore mais quizzes