Você consegue nomear essas figuras bíblicas a partir de uma descrição de uma frase?

Por: Olivia Seitz
Imagem: YouTube

Sobre esse quiz

A Bíblia não é apenas para a escola dominical. Prepare-se para nomear cada uma dessas figuras bíblicas.


Olha, temos certeza que você provavelmente sabe quem foi Adão e Eva (pense em maçã e cobra), e você provavelmente se lembra de uma coisa ou duas sobre Noé (dica: a arca) e Moisés (porque ele dividiu o Mar Vermelho). Mas quão bem você conhece alguns dos menos conhecidos personagens bíblicos como Elias e Isaías? Grandes figurões do Novo Testamento, como Jesus (sim, o cara na cruz), Maria (sua mãe) e José (seu pai) são fáceis de identificar, mas você pode nos contar tudo sobre Simão / Pedro e Paulo / Saulo? A Bíblia literalmente tem um elenco de milhares e é difícil conhecer todos eles. Talvez o personagem mais importante seja o próprio Deus, mas como se descreve o grandalhão?

Então, se você sabe quem Jesus ressuscitou dentre os mortos, quem vendeu Jesus e quem era conhecido em todo o mundo por seus poderes de sabedoria, você está pronto para começar (se você respondeu Lázaro, Judas e Salomão, você está pronto para resolver). Se não, você pode querer reler o Bom Livro. Nós esperamos...

Aviso: você não pode usar o Google!

Pronto para testar seu conhecimento de figuras bíblicas? Vamos!

Este homem construiu uma arca para sobreviver ao grande dilúvio:

Noé construiu a arca em resposta ao alerta de Deus de que uma grande inundação alcançaria a terra. Ele persistiu apesar de ter sido ridicularizado por seus vizinhos e foi salvo quando as águas chegaram.

Chamado "o Batista", ele foi à frente de Cristo e pregou as boas novas.

O primo de Jesus, João, levou sua missão a sério: ele foi para o deserto e viveu de gafanhotos e mel, depois reuniu o povo de Israel e os advertiu a se arrependerem. Ele eventualmente foi decapitado por sua determinação em pregar a verdade.

Este homem é chamado Filho de Deus, Messias e Salvador:

Jesus de Nazaré é a figura mais importante da Bíblia. Os cristãos acreditam que o Antigo Testamento existia para preparar as pessoas para a sua vinda, e o Novo Testamento é dedicado a comunicar seus ensinamentos.

Este rei de Israel dançou diante do Tabernáculo e subiu ao poder depois de matar Golias em batalha.

Davi começou sua vida como um humilde pastor, mas ganhou destaque quando derrotou o campeão do exército filisteu, Golias. Ele sucedeu a Saulo como rei de Israel, compôs muitos salmos e versículos e, sem vergonha, adorou o Senhor.

Este apóstolo é famoso por dizer que ele não acreditaria que Jesus havia ressuscitado até que ele viu e sentiu as feridas da crucificação por si mesmo.

Muitas vezes chamado de "duvidoso" Tomé. Ele é famoso (ou infame) por sua recusa em acreditar na ressurreição antes de ver e tocar Jesus. Mas uma vez que Jesus chegou, Tomé o reconheceu como "Meu Senhor e meu Deus".

Ela disse o 'Sim' ouvido em todo o mundo concordando em ter o filho de Deus.

Maria, a mãe de Jesus, concordou em carregar Jesus, embora ela não fosse casada e não "conhecesse" um homem. Felizmente, ela estava disposta a suportar qualquer dor ou estigma se isso significasse seguir o plano de Deus para a salvação.

Na Bíblia, ele é o primeiro homem vivo e dá nomes a todas as criaturas da Terra:

Adão é o homem que nomeou todas as criaturas e cuja costela foi tirada para que Deus pudesse criar uma companheira adequada para ele. A história de Adão e Eva é tão bela quanto trágica: é impossível esquecer a história de como eles perderam seu lugar no Jardim do Éden.

Jesus o ressuscitou dentre os mortos, apesar de ter decorrido três dias desde sua morte.

Lázaro, o irmão de Marta e Maria, ficou doente e morreu enquanto Jesus estava fora pregando. Depois de derramar lágrimas por sua morte, Jesus foi ao sepulcro e chamou-o para caminhar novamente entre os vivos.

Este filho de Adão foi amaldiçoado para sempre por assassinar seu irmão, Abel.

Caim é lembrado na Bíblia como o primeiro assassino: ele matou seu irmão, Abel, por inveja. Quando perguntado onde Abel estava, ele respondeu famosamente: "Eu sou o responsável pelo meu irmão?"

Ele foi jogado em um poço por irmãos ciumentos e depois vendido como escravo, mas ganhou destaque no Egito e salvou sua família da fome.

José, filho de Jacó e Raquel, foi favorecido por Jacó acima dos demais. Ele superou a traição de seus irmãos e subiu ao poder no Egito por causa de sua fé e bom senso comercial.

Este profeta separou o Mar Vermelho para que os israelitas pudessem escapar para a liberdade.

A história de Moisés é tão fascinante que agraciou as telas mais de uma vez: desde a forma dramática como sua família o salvou da morte (pondo-o a flutuar rio abaixo), até ao confronto vitorioso contra o faraó, ele viveu uma vida cheia de ação seguindo os ditames de seu Deus.

Depois de ser engolido por uma baleia, ele concordou em salvar Nínive como profeta.

Jonas não estava muito feliz com sua missão de profetizar a destruição de Nínive, mas ele aprendeu sua lição depois de passar três dias na barriga de um peixe gigante (popularmente chamado de baleia). Como se vê, os cidadãos de Nínive foram ouviram-no e foram poupados.

Ele vendeu Jesus por meras trinta moedas de prata:

Judas é um dos traidores mais famosos de toda a história: por um pequeno saco de dinheiro, entregou seu professor aos fariseus. Não está claro se ele pensou que Jesus seria realmente morto; sabemos que ele se arrependeu profundamente da decisão depois que ela foi tomada.

Este líder romano lavou as mãos do tratamento de Jesus, entregando-o à morte.

Pilatos ignorou seu próprio instinto e o alerta de sua esposa, ao permitir que os judeus fizessem o que queriam com Cristo. Em última análise, ele valorizava sua posição política mais do que a vida de um homem inocente.

Depois de ser jogado na cova de um leão, ele saiu ileso e recuperou a confiança do rei babilônico.

O rei foi enganado a emitir uma proclamação em que ordenou a morte de todos aqueles que não adoravam de acordo com seu mandato, por homens que tinham ciúmes da posição de Daniel. Depois de uma noite de preocupação, o rei Dario ficou muito feliz ao encontrar Daniel ainda vivo na cova dos leões.

Ela seguiu Jesus devotadamente depois que ele a exorcizou de sete demônios.

Um equívoco popular é que Maria Madalena era uma prostituta arrependida. Depois do exorcismo, ela viajou com Jesus, seguindo-o até o pé da cruz com Maria, mãe de Jesus.

Ela tentou Sansão com sua beleza e dança, depois enfraqueceu seu poder cortando seu cabelo.

Dalila foi contratada pelos filisteus para revelar a fonte da força antinatural de Sansão. Depois de várias tentativas fracassadas, ela o persuadiu a revelar que se seu cabelo fosse cortado, seu poder seria perdido. Sua traição levou à sua captura e uma morte dramática.

Este anjo foi encarregado de anunciar o plano de Deus a Maria.

Gabriel é muitas vezes um mensageiro da Bíblia, mas é mais reconhecido como o anjo que pediu a Maria para se tornar a mãe de Jesus. Ele também visitou Daniel e Zacarias.

Ele governou a Judeia quando Jesus nasceu e assassinou centenas de crianças inocentes para proteger seu poder.

Herodes é mencionado na Bíblia por causa de sua paranóia em torno do futuro Messias de Israel. Outros documentos históricos implicam que Herodes estava muito doente mental e fisicamente, levando-o a massacrar membros de sua própria família, bem como os Inocentes.

Ele era famoso por sua sabedoria e compreensão, e até a rainha de Sabá veio visitá-lo.

O rei Salomão era o filho de Davi que herdou o trono apesar de não ser o mais velho. Ele escreveu muitas canções e sua sabedoria como árbitro de disputas era famosa em todo o mundo.

Este homem sofreu uma sequência de terríveis infortúnios, todos para testar sua fé em Deus.

Jó perdeu sua casa, seus filhos, seus pertences e sua saúde, mas nunca amaldiçoou a Deus pela reversão de sua fortuna. Até mesmo sua esposa lhe disse para insultar a Deus, mas ele persistiu em agradecer a Deus pelo que tinha. Quando seu tempo de julgamento acabou, ele foi abençoado muitas vezes sobre o que tinha sofrido.

Depois de jurar que ele nunca trairia Jesus, este apóstolo ficou envergonhado depois que o galo cantou três vezes.

Pedro agiu como o líder dos apóstolos e discípulos após a morte e ascensão de Jesus, mas sua fé inicial teve suas lutas. Ele não teve a coragem de admitir sua associação com Jesus durante o julgamento, mas depois estava disposto a pregar a fé, mesmo quando isso significava morte por crucificação.

Esta rainha poupou o povo judeu da destruição pela oração, pelo jejum e por uma dose saudável de conhecimento político.

Ester era uma judia casada com um rei não-judeu, e ela usou sua influência com ele para salvar seu povo da destruição. Ela revelou uma trama maliciosa planejada por um dos homens do rei, então o rei reverteu seu decreto e mandou o homem para a morte.

Esse conhecido profeta esquivou-se do perigo inúmeras vezes e também reservou um tempo para salvar uma viúva e seu filho da fome.

O nome "Elias" evoca imagens de carruagens flamejantes, teletransportando-se para fora do caminho do mal e salvando a viúva em Sarepta. Ele também é o profeta que desafiou os padres de Baal para um confronto épico - e venceu.

Um grande profeta do Antigo Testamento, escreveu extensivamente sobre a vinda do Messias:

Pouquíssimo se sabe sobre a vida de Isaías, mas ele profetizou inesgotavelmente sobre a vinda de Cristo. Ele chamou o povo de Israel para se arrepender de suas escolhas e lembrar sua aliança com Deus.

Como sumo sacerdote da época do julgamento e execução de Jesus, ele foi um dos principais atores da crucificação.

Caifás era o genro de Anás, o sumo sacerdote anterior, um homem que ainda tinha muita influência. Ambos os homens queriam Jesus morto, e foi isso que eles conseguiram.

A qual figura bíblica foi prometido tantos descendentes quanto estrelas no céu, mesmo que ele e sua esposa estivessem além da idade fértil?

Abraão e sua esposa, Sara, deixaram suas casas para trás e seguiram a palavra de Deus para a terra prometida. Depois de anos de espera e perambulação, eles tiveram um filho, apenas para que Deus os testasse novamente, pedindo-lhes para sacrificá-lo (e poupá-los no último minuto, é claro).

Este homem perseguiu cruelmente novos cristãos até que ele foi abruptamente confrontado por uma visão de Cristo:

Paulo, o defensor eloquente do cristianismo responsável pela famosa passagem sobre o amor, iniciou sua jornada como um líder judeu que via o cristianismo como uma heresia que deve ser ferozmente reprimida. Após sua conversão dramática no caminho para Damasco, ele mudou seu nome de Saulo para Paulo e dedicou sua vida a Cristo.

Esta rainha foi atirada de uma janela para a morte por causa de seus maus caminhos:

É fácil entender por que Jezabel era tão impopular: ela perseguiu judeus fiéis e mandou matar alguém para que seu marido pudesse tomar o seu vinhedo. Ela teve uma vingança particular contra Elias, que profetizou sobre sua indigna morte.

Esta figura bíblica é famosa por soprar uma trombeta e derrubar os muros de Jericó.

Josué liderou as forças de Israel na batalha durante a conquista de Canaã. A história conta que ele e seu exército marcharam ao redor das muralhas de Jericó a cada dia durante sete dias tocando suas trombetas, e no sétimo dia, seus esforços fizeram com que as muralhas da cidade caíssem.

Conhecido como "o discípulo a quem Jesus amava", este apóstolo escreveu um dos quatro evangelhos:

Há muitas histórias sobre o apóstolo João, inclusive que ele provavelmente foi o homem que fugiu sem roupa para escapar quando Jesus foi capturado.

Um profeta nascido em Jerusalém. Ele passou seus últimos anos no exílio babilônico; em um ponto de seu percurso, ele foi jogado em um poço e resgatado por um eunuco.

A vida de Jeremias estava cheia de expectativa e frustração, mas ele consistentemente cumpriu seu dever como solicitado. Seus escritos são uma mistura de repreender os israelitas infiéis e dar-lhes uma mensagem de esperança para o fim do exílio babilônico.

A bela jovem cuja mão Jacó pediu em casamento (apenas para ser enganado e casar com sua irmã, Leia, em vez disso).

Quando Jacó se apaixonou por Raquel, ele teve que trabalhar durante sete anos para ganhar sua mão em casamento, apenas para encontrar Leia sob o véu do matrimônio! Depois de mais sete anos, ele finalmente se casou com Raquel e teve dois filhos - José e Benjamim- com ela.

A mulher sábia no templo que se alegrava com a visão de Jesus era chamada de...

Ana passava dias e noites adorando no templo e era conhecida como profetisa. Quando Maria e José trouxeram Jesus para ser consagrado no templo, Ana os reconheceu e louvou a Deus.

Sobre o HowStuffWorks Play

O que sabe sobre dinossauros? O que é uma classificação de octanas? E como se usa um substantivo próprio? Felizmente para você, HowStuffWorks Play está aqui para ajudar. Nosso site premiado oferece explicações confiáveis e fáceis de entender sobre como o mundo funciona. Desde testes divertidos que trazem alegria ao seu dia até fotografias atraentes e listas fascinantes, o HowStuffWorks Play oferece algo para todos. Às vezes explicamos como as coisas funcionam, outras vezes perguntamos a você, mas estamos sempre explorando em nome da diversão! Porque aprender é divertido, então fique conosco!

Explore mais quizzes