Você consegue identificar os instrumentos de chef profissional a partir de uma imagem?

Por: Bambi Turner
Imagem: ansonmiao/E+/Getty Images

Sobre esse quiz

Você consegue identificar a diferença entre uma panela sauté e uma caçarola, ou entre um caldeirão e uma frigideira? Sabe quais facas usar para garantir um corte perfeito o tempo todo? Se mostrarmos fotos de um espremedor de alho e um espremedor de frutas cítricas, você poderia dizer qual é qual? Faça o nosso quiz para ver quantos desses instrumentos de chef você pode nomear usando apenas uma única imagem!

Qualquer um que já pôs os pés na cozinha de um restaurante sabe que é um ambiente cheio de pressão. Desde o planejamento do cardápio e aquisição de suprimentos até a entrega de centenas de pratos perfeitos por noite, tudo isso enquanto lida com pedidos especiais, restrições alimentares e com todos os funcionários do restaurante, as responsabilidades de um chef profissional podem deixar até o melhor chef estressado.

No entanto, mesmo com toda a pressão, chefs profissionais podem encontrar algum alívio sabendo que eles têm as ferramentas certas para fazer o trabalho. Isso significa não apenas um grande conjunto de facas e utensílios de cozinha, mas também todos os instrumentos que ajudam a preparar e espremem a última gota de sabor da comida da maneira mais simples possível. Claro, um grande chef pode preparar um prato consistente com quase nenhuma ferramenta, mas os chefs conseguem chegar a bons resultados com muito mais facilidade em cozinhas bem equipadas.

Pensa que você pode nomear essas ferramentas que são as preferidas dos chefs? Faça o nosso quiz para provar isso!

Às vezes você não quer despejar todos os seus ingredientes em um liquidificador normal, mas seu prato precisa de algum tipo de mistura ou purê. Neste caso, um mixer pode ser colocado diretamente na panela para engrossar a sopa, molhos de espuma ou até mesmo moer alho e cebola para toneladas de sabor extra.

Um toque de frutas cítricas é o complemento perfeito para muitas receitas, mas morder a semente de um limão ou lima enquanto janta é uma maneira de arruinar uma refeição. Um espremedor de cítricos é o dispositivo perfeito para libertar esses sucos saborosos, mantendo as sementes seguramente contidas.

Não, isso é uma faca! A faca do chef é indispensável para qualquer cozinheiro profissional. Ela fatia, corta em cubos, pica e corta tudo, de carne a legumes. A maioria das facas de chef é boa por anos, desde que sejam regularmente afiadas e preservadas.

Um coador parece muito com uma grande saladeira - exceto que é cheio de pequenos orifícios. Este equipamento é perfeito para escorrer macarrão depois de cozinhar, ou para lavar verduras e outros legumes ou frutas.

Existe algum prato que não tenha um sabor melhor com um pouco de alho? No entanto, qualquer chef sabe que apenas descascar e cortar não é suficiente para liberar todo o potencial deste bulbo. Um espremedor de alho esmaga o tempero perfumado, liberando todo o seu sabor para que possa ser adicionado ao seu prato favorito.

É difícil virar um bife com um garfo ou espátula ou servir salada com uma colher. Um bom par de pinças com ponta de silicone pode ser usado para cozinhar e servir, mas elas são suaves o suficiente para evitar arranhões em suas panelas.

O fatiador é uma ferramenta especial de fatiar usada para criar seções finas de batatas ou outros vegetais. Este equipamento é perfeito para criar cortes palitos ou julliene e é projetado para proteger os seus dedos enquanto você prepara.

Se você tem uma ótima refeição sem um vinho, você realmente teve uma refeição? Todo bom chef tem um saca-rolhas em seu arsenal para estourar o topo e manter o vinho fluindo.

Nada estraga uma refeição como um caso grave de intoxicação alimentar. Certifique-se de que as refeições estão devidamente cozidas com um termômetro digital de fácil leitura para garantir que ninguém vá para casa doente.

Ninguém quer uma salada encharcada, mas tirar a água dos verdes depois de lavá-los pode ser uma tarefa difícil. Uma centrífuga de salada seca os vegetais usando força centrífuga, jogando fora a água para manter as folhas crocantes.

Claro, você pode descascar vegetais e batatas com uma faca, mas não é exatamente confortável ou fácil - e você corre um risco real de fatiar um dedo ou dois. Um descascador de legumes em forma de Y faz um trabalho rápido com as cascas indesejadas em cenouras, batatas e outros ingredientes, e também é seguro e confortável de usar.

Uma espátula é versátil e indispensável para qualquer chef. Escolha uma com um cabo resistente e uma lâmina de silicone resistente ao calor para espalhar, misturar, virar e girar à medida que trabalha na preparação da refeição.

Já tentou cortar um pedaço de pão com uma faca não serrilhada? Ao invés de fatias, você acaba com uma pilha de pedaços esmigalhados e incertos. Em vez disso, experimente uma faca de pão serrilhada, que tem dentes perfeitos para cortar pão e doces.

Uma tábua de corte é a melhor amiga de um chef, oferecendo um serviço limpo para cortar e preparar. Enquanto as tábuas de pedra e vidro parecem bonitas, elas tendem a acabar com o fio das facas, então escolha madeira ou plástico para manter suas facas na melhor forma.

Um batedor é projetado para adicionar ar para aumentar de volume os molhos, sobremesas e ovos. Escolha vários batedores em vários tamanhos e reserve um tempo para encontrar um com uma pegada confortável para tornar a culinária fácil.

Esqueça as xícaras e as colheres - para obter uma precisão real da receita, atenha-se a uma balança de cozinha. Esses aparelhos pesam ingredientes para maior precisão e controle na cozinha - e também são uma ferramenta útil para o controle de porções.

Levaria muito tempo para encher as tigelas de sopa usando uma colher padrão. Em vez disso, os chefs que sabem usam uma concha. Este utensílio de servir de cabo longo facilita a distribuição de sopas, ensopados e até mesmo coisas como arroz e feijão.

Uma batedeira é o coringa de todos as misturas na cozinha. Claro, você pode usá-la para misturar massa ou outros ingredientes para assar, mas com os acessórios certos você também pode usá-la para fazer massas, sorvetes e zoodles.

Os chefs inteligentes sabem que uma cozinha bem abastecida inclui um liquidificador e um processador de alimentos. Enquanto um liquidificador é ótimo para smoothies e purês finos, um processador de alimentos é perfeito para cortes mais grossos e para fazer de tudo, de salsa a hummus.

Uma faca de cozinha é uma ferramenta de corte com uma lâmina curta. É versátil o suficiente para descascar vegetais ou batatas, mas a pequena ponta pontiaguda também é perfeita para tarefas delicadas como tirar o caroço a cerejas ou outras frutas.

Pegue o seu sanduíche favorito empilhado com queijo, peru ou presunto - em seguida, leve-o para o próximo nível aquecendo-o e você terá a pura perfeição do sanduíche. Uma sanduicheira te dá uma saborosa refeição, com o sabor perfeito da crocância grelhada.

Uma frigideira é uma peça indispensável nos equipamento de cozinha para qualquer chef. Larga e baixa com lados inclinados, é projetada para cozinhar rápido - pense fritas e omeletes.

Esta não é apenas uma tesoura comum. A tesoura de cozinha é projetada para fazer o trabalho rápido de cortar um frango, ou para fatiar carne de vaca ou de porco em tiras perfeitas para servir. Ela podem até mesmo ser usada para cortar ervas frescas ou aparar e preparar legumes.

Você já fez purê de batatas e descobriu que elas eram muito densas? Um espremedor de batatas cuida desse problema, pressionando as batatas por buracos finos, resultando em um prato que é extra fofo. Também pode ser usado para fazer comida para bebês ou para purê de frutas e legumes.

Um modelador de hambúrguer é usado para criar rodelas de carne de tamanho padrão. Feito de metal ou plástico, garante que seus hambúrgueres de carne de vaca, cordeiro ou outros sejam perfeitos o tempo todo.

Mesmo as melhores facas de cozinha ficam sem fio ao longo do tempo, tornando muito mais difícil fatiar ou cortar. Um afiador de facas virá para o resgate. Alguns amoladores permitem simplesmente deslizar uma faca através de uma ranhura para melhorar a aresta de corte. Pedras de afiação manual são outra opção, exigindo um pouco mais de habilidade, mas oferecendo maior flexibilidade.

É difícil bater a comida cozida na grelha em termos de sabor, mas grelhar nem sempre é prático devido ao tempo ou espaço limitado. Para obter esse sabor grelhado na cozinha, experimente uma bistequeira. Você obterá as mesmas marcas sem o trabalho extra de acender a grelha.

As colheres são ótimas para coletar líquidos, mas por que você quereria uma com fendas ou buracos? Uma escumadeira como esta ajuda a separar os líquidos dos sólidos, facilitando a retirada de carnes ou legumes do líquido em que foram cozidos.

Qualquer bom chef sabe o valor do papel vegetal na cozinha, mas este material descartável pode ser um desperdício e caro. Os tapetes de cozedura Silpat ou outras marcas de folhas de silicone reutilizáveis podem ser utilizadas em vez de papel vegetal. Eles são usados para assar, bem como para manusear ingredientes pegajosos - como estender massa para pizza ou biscoitos.

Um liquidificador é muito mais do que uma maneira de fazer seu smoothie matinal. Este pequeno aparelho é usado para preparar sopas, molhos e purês para todos os tipos de pratos favoritos.

Qualquer chef que se preze precisa de pelo menos uma caçarola. Esta peça redonda e profunda pode ser usada para preparar molhos, ou para aquecer leite ou manteiga. Muitos chefs preferem caçarolas que são leves e fáceis para derramar, embora isso possa limitar a quantidade de molho que você pode preparar ao mesmo tempo.

Um almofariz e pilão é uma ferramenta tradicional para moer e esmagar. É útil para esmagar tudo, desde alho a especiarias, ou para preparar coisas como homus ou guacamole.

Uma panela sauté é uma panela larga e rasa com lados retos. Pode ser distinguida de uma frigideira porque não tem os lados inclinados com os quais as frigideiras estão equipadas.

Você já notou como um dente de alho cheira diferente quando você o esmaga, em vez de deixá-lo intacto? O mesmo se aplica às especiarias inteiras e frescas, que têm um sabor muito mais forte quando processadas em um moedor de especiarias antes de serem usadas. Esta ferramenta útil também pode ser usada para moer ou triturar nozes.

Um tabuleiro de forno é um pedaço de metal usado para assar de tudo, de pizza a biscoitos. É diferente de uma forma, que tem bordas levantadas.

Um ralador Microplane é semelhante a um ralador, mas é projetado para produzir aparas ainda mais finas. É perfeito para ralar coisas como queijo, gengibre ou rabanete.

Apesar de seu nome, um espremedor de batatas pode gerenciar muito mais do que apenas batatas. Claro, ele pode criar um perfeito purê de batata, mas também é perfeito para fazer molho de maçã ou feijões fritos, além de toneladas de outros pratos.

Grelhar envolve cozinhar alimentos em fogo alto para um bom acabamento tostado. Uma grelha é uma peça composta de duas partes usada neste processo. A parte superior mantém a comida, enquanto a parte inferior armazena a gordura para tornar a limpeza mais fácil.

Uma panela Rondeau é semelhante a uma panela de ferro, mas com lados mais rasos. É tipicamente usada para assar carne por um longo período, mas também é útil para preparar sopas e ensopados.

Um caldeirão é uma das maiores peças de utensílios de cozimento da cozinha. Esta panela alta e larga - que quase sempre vem com uma tampa correspondente - é a peça perfeita para preparar caldos e sopas. É fácil de detectar, graças aos seus lados altos e retos e tamanho grande em comparação com a maioria dos outros utensílios de cozinha.

Sobre o HowStuffWorks Play

O que sabe sobre dinossauros? O que é uma classificação de octanas? E como se usa um substantivo próprio? Felizmente para você, HowStuffWorks Play está aqui para ajudar. Nosso site premiado oferece explicações confiáveis e fáceis de entender sobre como o mundo funciona. Desde testes divertidos que trazem alegria ao seu dia até fotografias atraentes e listas fascinantes, o HowStuffWorks Play oferece algo para todos. Às vezes explicamos como as coisas funcionam, outras vezes perguntamos a você, mas estamos sempre explorando em nome da diversão! Porque aprender é divertido, então fique conosco!

Explore mais quizzes